Dicas para um bom currículo
Português errado, excesso de informação, fotos inadequadas, letras coloridas...A lista de pecados curriculares não termina aí, e cometê-los pode custar uma boa oportunidade de trabalho.
Antes de preparar ou atualizar o currículo, lembre-se de que ele é uma apresentação da sua própria vida.
Às vezes o candidato é ótimo, mas transmite uma péssima imagem por apresentar um CV ruim.
A seguir, saiba como preparar um currículo com o layout e conteúdo recomendados pelos principais profissionais da área:
1-Dados Pessoais
Nome completo, idade e estado civil devem aparecer logo no início do documento. É fundamental incluir também telefone e e-mail para que a empresa possa contatá-lo facilmente.
2-Objetivo
Seu objetivo profissional deve ser descrito em apenas uma linha, abordando somente o cargo e a área de interesse. Evite indicar mais de uma área em um mesmo currículo.
3-Formação acadêmica
Coloque o nome da instituição de ensino, curso e datas de início e término dos cursos que frequentou, apresentando-os por ordem de importância (pós-graduação, graduação etc.). Cursos técnicos só devem ser citados se tiverem relação com a área pretendida ou se você não possuir curso de graduação.
4-Experiência profissional
Mencione nome da empresa, cargo, período de atuação e suas atribuições de forma sucinta. Mas esteja atento para a descrição das atividades desenvolvidas, pois é através deste item que o selecionador conhecerá o seu potencial. Coloque-as, se possível, em forma de itens para facilitar a avaliação.
5-Idiomas
Cite apenas o idioma e o nível de conhecimento que possui. Se você estiver estudando algum, deixe isso claro no currículo. Lembre-se que se for necessário para o cargo, você será testado e deverá comprovar o nível declarado.
6-Informática
Coloque o nível real de seu conhecimento técnico das ferramentas de informática e internet. Seja sincero, pois quando as vagas necessitam de algum programa específico, testes podem ser aplicados.
7-Cursos
Cite apenas os cursos relacionados à área de interesse. Coloque o tema e o nome das instituições onde foram realizados.
8-Pretensão salarial
Somente se solicitado.Dependendo do valor, esse item já pode ser a primeira barreira entre a empresa e o candidato.
Orientações de formato:
- O currículo deve ter, no máximo, duas páginas com as informações necessárias para o cargo.
- Coloque foto somente se for exigência para a vaga desejada. Neste caso, ela deve ser 3×4, ter boa qualidade e priorizar uma postura profissional.
- Para quem busca o primeiro emprego/aprendiz, vale ressaltar no currículo as experiências na faculdade, estágios, cursos, trabalhos voluntários, habilidades e aptidões.
- Texto: Utilize tipos básicos de letra, que facilitam a leitura. A melhor apresentação são folhas brancas (em caso de envio em papel) e fontes clássicas, como Arial, Times New Roman ou Verdana.
Clareza é fundamental: a pessoa que vai ler o seu currículo tem que entender o que está escrito. Utilize uma linguagem simples, não deixe dúvidas de entendimento.
Evite discursos em primeira pessoa.Em tempos em que o trabalho em equipe é super valorizado, um discurso centralizado no Eu pode sugerir que candidato não sabe trabalhar em grupo. Cuidado com uso da terceira pessoa, por exemplo: "implantou" o projeto de tecnologia, "fez" curso de..."implementou" isso ou aquilo. Falando assim, você corre o risco de cair no pedantismo. Negrito pode ser usado para destacar cargos e funções.
No final peça para um amigo ou parente revisar.
BOA SORTE!!
Fontes Site: Revista Exame e Catho
Nenhum comentário:
Postar um comentário